05 Apr
05Apr

Pois é, nem sempre é fácil diferenciar a sensação fisiológica do desejo emocional. Mas calma, neste post vou te ajudar a identificar a diferença.

Fome é a necessidade do corpo de receber alimento, enquanto gula é a vontade excessiva de comer, motivada por aspectos não fisiológicos.

Geralmente, a fome vem acompanhada de sintomas como o ronco do estômago, fraqueza, dor de cabeça e até mesmo enjoo (não deixe chegar nesse ponto, pois é bem mais difícil de fazer boas escolhas e cotrolar as quantidades ingeridas).

Já a gula, aquela vontade de comer porque viu, ou pra compensar um dia ruim, pode ser caracterizada por sensação de bem-estar, prazer e euforia logo após a refeição. Quando for esse o caso, é importante avaliar se não há uma forma mais adequada para ajustar as emoções (conversar com alguém, meditar, sair pra caminhar, afofar o cachorro ou o gato), ou aguardar um pouco pra ver se essa vontade não é daquelas que dá e passa, sabe?

Muitas vezes, as pessoas confundem a gula com fome e acabam exagerando na alimentação. Por isso é tão importante saber identificar a diferença para não se prejudicar.

Agora que você já sabe a diferença, está na hora de treinar. Quando você sentir aquela vontade de comer algo fora de hora ou em excesso, pergunte a si mesmo se está com fome ou é apenas gula.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.